quarta-feira, 11 de abril de 2018

O mau-caráter do revisionismo historiográfico


Não tenho nenhuma admiração pelo que os intelectuais são. Gosto ou não do que escrevem, conforme as limitações da minha capacidade de entendimento. E não tenho, porque têm interesses e defeitos de caráter como os meus, como os de qualquer um. Mas, o que tenho visto na prisão de Lula ultrapassa, difícil encontrar paralelo em qualquer casa de tolerância.
Arautos de uma historiografia revisionista, capazes de escrever que o escravo foi também cúmplice da sua própria escravidão, por isso, não cabe cota universitária nem qualquer tipo de anacronismo reparatório, hoje usam o peso do nosso legado histórico pra explicar a prisão do Lula.
Um deles chega a dizer que temos uma elite tão retrógrada e "escravagista" que é capaz de condenar um homem do povo que aceitou as regras do jogo, não atentou contra os interesses desta elite, fez vista grossa e até estimulou a corrupção de que ela precisava pra continuar sendo elite e, ainda assim, mesmo tão cordato, é submetido a tamanha humilhação e injustiça. E vaticina: a democracia corre risco.
Burrice não é.
Não respeitaria um tipo desse como orientador. Penso em, mesmo velho, voltar atrás, fazer o Enem e tentar engenharia, meu sonho de moleque. Pode ser também Direito. Tanto uma graduação, quanto outra, eu as termino quase septuagenário. Direito talvez seja mais eficaz. Direito tributário é uma especialização que dá dinheiro, excelente pra quem tem defeitos de caráter, normais, como todo mundo.



Um comentário:

  1. Pois é Antônio. O autor que te surpreendeu com o tipo de crítica à elite nacional,(responsabilizando-a única e exclusivamente pela prisão do ex-presidente Lula) permeada de rancor e revolta, nem percebe que ao afirmar ter sido o Lula, apenas um homem do povo que fez vista grossa e até estimulou a corrupção que segundo ele, seria necessária a essa mesma elite, está com isso mostrando que além de conivente, Lula teve participação ativa nesse mar de lama, ao estimular a corrupção.

    ResponderExcluir